top of page

B i o g r a f i a

          José Henrique de Campos é Doutorando em Artes Musicais pela Universidade NOVA de LisboaMestre em Música pela Unesp, sob orientação do Prof. Dr. Giacomo Bartoloni (2008), Bacharel em Violão pela USP (2001), sob a orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden e tem Especialização em Educação Musical pela Faculdade Cantareira (2014).  Participou de diversos cursos de especialização, destacando o 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, 24º Festival Internacional de Brasília, Festival Leo Brouwer, entre outros. Durante a graduação recebeu uma bolsa de estudos para realizar curso de aperfeiçoamento na École de Musique du Trégor em Lannion, França. 

            De 2005 a 2015 atuou na equipe pedagógica do Projeto Guri (AAPG), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, passando pelas funções de educador musical, coordenador de área e diretor educacional, onde ajudou a desenvolver, juntamente com a equipe educacional do projeto, as principais diretrizes pedagógicas que norteiam o trabalho musical do Guri.  Considerado um dos principais projetos de ensino de música da América Latina, o Projeto Guri atende cerca de 35 mil alunos em mais de 300 municípios do estado de São Paulo.
          É integrante do Quarteto TAU de violões, grupo com o qual lançou o CD "Brasileiro" (2006), com composições de Alberto Nepomuceno, Radamés Gnattali, Paulo de Tarso Salles, Carmo Bartoloni e Giacomo Bartoloni. Em 2012, também com o Quarteto TAU, lançou o CD "Cordas Brasileiras", dedicado ao repertório instrumental brasileiro, com obras de compositores como Paulo Bellinati, Weber Lopes, Chico Saraiva, entre outros. O CD "Cordas Brasileiras" teve produção musical de Paulo Bellinati e textos de Egberto Gismonti. Desde 2016 é integrante  do TASTO Guitar Trio, juntamente com os violonistas Amadeu Rosa e Michel Pradelli

   Desenvolve carreira como concertista no Brasil e no exterior. Em 2013, 2014, 2015 e 2016 realizou turnês européias com o Quarteto TAU, se apresentando na Inglaterra, França e Dinamarca, com destaque para as apresentações na St. Martin in the Fields, no Auditório da Universidade de Cambridge, no Festival Guitarres en Picardie em Septvaux, França, e na Royal Academy of Music de Copenhaguem.  Ainda em 2016 realizou concertos solo em Portugal, em cidades como Lisboa, Leiria e Porto.

       Em 2017 inicia trabalho em duo com o clarinetista italiano radicado em Londres Luca Luciano. O Duo Campos-Luciano realizou concertos na National Portrait Gallery e na St. Pancras Church em Londres, e também na St. Michael at the North Gate Church, em Oxford.

 

Cumprir o desafio de ir além da classificação comum que enquadra um músico como "perfomer" ou "educador musical” parece ser a tônica da trajetória de José Henrique de Campos, que ao longo dos anos consegue manter intensa atividade também na área da educação musical.

Especialista em Educação Musical pela Faculdade Cantareira (2014), José Henrique de Campos trabalhou mais de 10 anos no Projeto Guri (capital e interior), onde iniciou em 2005 como educador musical de alguns polos, e logo se tornou coordenador da área das cordas dedilhadas. Elaborou, com apoio de educadores e supervisores educacionais, as diretrizes pedagógicas dos cursos de cordas dedilhadas (a saber, violão, cavaco, viola caipira, guitarra, contrabaixo elétrico e bandolim), foi formador em diversos cursos para professores do Projeto, e também liderou a equipe de supervisores educacionais na escrita do Projeto Político Pedagógico da sua área, aumentando consideravelmente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem das dedilhadas.

Algum tempo depois foi nomeado Gerente Pedagógico, ampliando sua atuação no Projeto Guri. Nesse período trouxe inovações na gestão educacional, além de contribuir para a confecção de materiais pedagógicos específicos para o Projeto.

Torna-se Diretor Educacional do Projeto Guri em 2012. Nesse período participa ativamente de projetos que elevaram a qualidade musical do Projeto Guri, sempre com o apoio de toda a equipe educacional do Projeto, destacando, entre outros, projetos que fizeram do Guri uma referência no ensino coletivo de música

- Grupos de Referência com alunos bolsistas e residência de artistas convidados;

- Espetáculos musicais como “Calungá, o mar que separa é o mar que une”, e “Lendas Amazônicas”, este inspirado no repertório de Waldemar Henrique.

- “Guri Esporte Clube”, banda de música com mais de 150 alunos e que tocou na abertura de vários jogos do Campeonato Paulista de futebol (2014)

- Realização do  “I Festival de Música para Educadores do Projeto Guri”, na cidade de Campos do Jordão, oferecendo capacitação de qualidade aos educadores do Projeto Guri através do contato com renomados professores do Brasil e do exterior.

 

Representou ainda o Projeto Guri em Encontros e Simpósios no Brasil e exterior, a destacar a participação no Congresso da JMI em Montreal, Canadá e do Concerts Norway, em Oslo, Noruega.

 

Decidido a dar continuidade aos estudos, opta por deixar o cargo de Diretor Educacional do Projeto Guri para se dedicar ao ingresso no Doutorado em Música, porém tendo a certeza de ter contribuído para um Projeto Guri mais sólido do ponto de vista musical.

Foi professor de mini-curso da ABEM de Pirenópolis (2014) e banca de TCC do curso de licenciatura em música da UNISO em 2015. Atualmente trabalha como consultor pedagógico para conservatórios e cursos livres de música, sempre com enfoque no ensino coletivo de música como proposta curricular.

 

Educação Musical

Melodia para a Incerteza - - Chico Saraiva (CD Cordas Brasileiras)
00:00 / 00:00
bottom of page