top of page

disponível para compra on-line através do Itunes

Discografia

Quarteto TAU

“Convidados pelo Aroma da Viola que encontra com os quatro Violões e que nos chama a despertar alegres, perfumado de cores e tonalidades enriquecidas pelo tradicional acompanhamento, gentilmente embalados, generosamente adoçados com leite e canela para alguns, preto e forte para outros, do Sul ao Norte, as Cordas Brasileiras agradam a todos aqueles que buscam experimentar e degustar o que o Brasil tem de melhor a nos oferecer.” Eric Hardardt 

 

 

Unir o som da viola brasileira ao do quarteto de violões é o coração deste projeto inédito, produzido por Paulo Bellinati. Neste CD, juntam-se as excelências do violeiro Fernando Caselato e do Quarteto TAU. Lançado pela Delira Música, Cordas Brasileiras contou com o apoio do ProAC - ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para apresentar repertório único e abrangente, que traça um panorama da música brasileira, da música de raiz ao clássico, passando por referências como Ernesto Nazareth e Garoto.Conta ainda com composições de músicos consagrados como Paulo Bellinati e Weber Lopes, obras dos intérpretes Daniel Murray e Fernando Caselato, além de peças encomendadas a Chico SaraivaCarmo Bartoloni e Emiliano Castro. Arranjos originais para esta inédita formação foram criados por Daniel Murray para as obras de Nazareth, Bellinati e Garoto.

 

Egberto Gismonti assina o texto do disco, e escreve sobre Odeon:“...a execução de músicas que já façam parte da memória dos brasileiros é quase sempre uma vereda arriscada. Neste caso, o arranjo e a execução espontânea com qualidade e malemolência (que mostram a elegância e a esperteza do grupo) revelam a qualidade desse quinteto...”

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

- Fernando Caselato – Viola Joacir de Carvalho 2009 (todas as faixas exceto faixas 04 e 13, Viola João Batista 2004)

- Breno Chaves – Violão Antônio Tessarin 2009

- Daniel Murray – Violão Sérgio Abreu 1990

- Fábio Bartoloni – Violão Sérgio Abreu 1991

- José Henrique de Campos – Violão Antônio Tessarin 2010

- Realização: 3S Projetos e Delira Música

- Projeto Gráfico: Samuel Vasconcellos

- Textos: Egberto Gismonti

- Desenho Original: Yasmin Lebensztajn Chaves

- Poema: Suzane Abbamonte

REPERTÓRIO

 

1. Fernando Caselato:  Novos Rumos

2. Ernesto Nazareth: Odeon

3. Fernando Caselato:  Guizo

4. Emiliano Castro: Chegando em Casa

5. Garoto: Debussyana

6. Paulo Bellinati: Jongo

7. Chico Saraiva: Melodia para a Incerteza

8. Weber Lopes: Lá em Olinda

9. Paulo Bellinati: Baião de Gude

10. Fernando Caselato: Chão Vermelho

11. Carmo Bartoloni: Seresta

12. Fernando Caselato: Serelepe

13. Daniel Murray: Estância

A música brasileira de concerto sempre mereceu atenção especial do Quarteto Tau, que colhe os frutos desta pesquisa de repertório neste CD, Brasileiro, dedicado inteiramente a música brasileira.

Alberto Nepomuceno (1864 -1920) foi um dos compositores que plantou a semente do Nacionalismo na música brasileira. O Quarteto nº 3, escrito para quarteto de cordas na virada do século XIX para o XX, recebeu o subtítulo Brasileiro em razão do compositor ter se inspirado em ritmos brasileiros. A transcrição é de autoria do Quarteto TAU, mantendo as características do original.

O violonista e compositor Giacomo Bartoloni (1957) compôs Gnattaliana como uma homenagem a Radamés Gnattali (1906 - 1988), inspirando-se principalmente na harmonia gnattaliana e estruturando a peça na forma Rondó. 

Carmo Bartoloni (1956) é percussionista, pianista, regente, compositor e arranjador. Carrega neste Tema e Variantes, escrito especialmente para o grupo em 2003, grande expressividade e também a complexidade rítmica. O resultado é uma peça extremamente virtuosística que se traduz em um grande desafio instrumental e camerístico.

Paulo de Tarso Salles (1966) é violonista e Doutor em Composição pela Unicamp. Em Bartók na Cozinha se inspira na escrita do compositor húngaro Bela Bartók (1881 – 1945). O título é um bem-humorado trocadilho com Batuque na Cozinha, samba de Martinho da Vila. Na primeira seção, o compositor aproveita as possibilidades percussivas do violão, justificando também o título da música.

Como última obra, o Quarteto Tau escolheu Radamés Gnattali, que completaria 100 anos em 2006. Seu Quarteto nº1, original para quarteto de cordas, data de sua primeira fase de composição (década de 1930),  Em 1981, essa composição foi arranjada para quarteto de violões pelo próprio Gnattali.

REPERTÓRIO

Alberto Nepomuceno: Quarteto n. 3 "Brasileiro"

I - Allegro

II - Andante

III - Intermezo

IV - Allegretto

 

Giacomo Bartoloni: Gnattaliana

 

Carmo Bartoloni: Tema e Variantes

I - Tema 

II - Variante 1

III - Variante 2

IV - Variante 3

 

Paulo de Tarso Salles: Bartók na Cozinha

 

Rdamés Gnattali: Quarteto n.1

I - movido

II - Andando

III - Vivo

IV - Allegro

FICHA TÉCNICA

 

- Breno Chaves – Violão Antônio Tessarin 2004

- Marcos Flávio Nogueira – Violão Sérgio Abreu 1988 

- Fábio Bartoloni – Violão Sérgio Abreu 1991

- José Henrique de Campos – Violão Sérgio Abreu 2001

 

- Consultor Musical: Giacomo Bartoloni

- Projeto Gráfico: Beto Mainieri e Mare Magnum

- Engenheiro de Som: Ricardo Marui

- Foto: Gal Oppido

- Produção: Quarteto TAU

 

Quarteto n. 1 (I - movido) - R. Gnattali (CD Brasileiro)
00:00 / 00:00
bottom of page